Grupo 24

As grandes pandemias da histórias

As pandemias e epidemias sempre estiveram presentes na história da humanidade, relatadas por documentos milenares e até mesmo livros como a bíblia. Um exemplo corrente é a Peste Negra, que se iniciou no ano de 1346 e causou a morte de milhões de pessoas. Essa peste, assim como muitas outras bactérias, vírus e parasitas, não foi erradicada completamente. Na tentativa de evitar novas tragédias e cenários caóticos, cientistas e pesquisadores estudam as doenças do passado e suas origens, a fim de estarmos preparados para acontecimentos futuros. 

Sabendo disso, abordaremos os grandes surtos biológicos já ocorridos na história. Perguntamos então: Qual pandemia foi a mais letal? Qual delas durou mais tempo? É possível que uma nova pandemia seja tão catastrófica proporcionalmente quanto à Peste Negra? Será que, algum dia, estaremos livres de pandemias? Quando ocorrerá a próxima? Vamos estar preparados?

Para descobrir as respostas das perguntas anteriores e de outras mais, assista ao vídeo acima e participe da nossa videoconferência no Google Meet, no dia 14 de novembro (sábado), das 13h às 13h30. Esperamos por vocês!