Grupo 10

Depressão Infantil

Crianças e adolescentes vivem realidades múltiplas; variam de estados de plena alegria e vivacidade a situações opostas, como cenários de depressão e ansiedade. Estas últimas nem sempre percebidas por seus pais e familiares e até por eles mesmos.

O mundo e a vida social impõem a todos – e não seria diferente com crianças e adolescentes – uma condição desafiadora de vencer as dificuldades, as pressões e os estresses que aparecem no dia a dia de qualquer pessoa.

Neste ano, ainda há mais um agravante, que é a pandemia de Covid-19.

Assim, este cenário apontado tende a mostrar algumas questões que geralmente são pouco discutidas, como se os pais conhecem seus filhos e identificam neles algum sinal de depressão ou ansiedade, se existem tratamentos específicos para essa faixa etária com estes problemas, se existem números ou dados quantitativos, que tratamentos estão disponíveis, que profissionais se envolvem nesse tratamento.

Essas e outras questões farão parte do nosso trabalho que pretende aumentar nossos conhecimentos sobre esse tema tão importante para nossa sociedade e para o bem estar dela.